quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Querida memória...


“Só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço”. Você costuma ouvir esse tipo de comentário? 
Vamos falar hoje sobre a memória, cuidados, doenças e exercícios...
memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocarinformações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).

Fatores relacionados com a perda de memória

Amnésia
É a perda parcial ou total da capacidade de reter e evocar informações. Qualquer processo que prejudique a formação de uma memória a curto prazo ou a sua fixação em memória a longo prazo pode resultar em amnésia.


Alzheimer

Uma porção significativa da população acima dos 50 anos sofre de alguma forma de demência. A mais comum é a doença de Alzheimer, na qual predomina a perda gradativa da memória.

DICAS!! (para manter o bom funcionamento da memória).

  • Sono

Durante o sono profundo adquirimos a memória de longo prazo, que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada.É por isso que a memória tem de ser modificada a cada instante, para que não sejam armazenadas informações desnecessárias.


  • Organização
A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo. Portanto, se você não gosta de matemática e não se esforça para aprender, dificilmente os conceitos da matéria ficarão armazenados na sua memória.


  • Xadrez, Caça-palavras, palavra cruzada
É um ótimo exercício para a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?


  • Alimentação
Confira alguns alimentos e seus benefícios para a memória:
  • Peixe: Nutre o cérebro e a memória em particular. Protegem e fornecem vitamina D aos neurônios, renovando-os e colaborando para troca de informações entre eles. Fonte de ômega 3, um antioxidante poderoso que dá vitalidade para as células.
  • Ovo: Principal fonte de colina, não só participa da formação de novos neurônios, bem como repara algumas células cerebrais. Além disso, constitui a matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor importante para a memória e o aprendizado.
  • Brócolis: Ótima fonte de ácido fólico, vitamina do complexo B necessária à formação do sistema nervoso do feto.
  • Maçã: É uma das principais fontes de fisetina, a substância amiga da memóriaque favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória.
  • Cereais integrais: Colaboram para que a troca de informações entre os neurônios aconteça sem sobressaltos. Os grãos integrais são ricos em vitaminas do Complexo B, que também são importantes pra o funcionamento adequado do nosso sistema nervoso central.
  • Azeite de oliva: Rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas.
Lembramos que uma alimentação saudável, colorida e variada é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.


  • Links mentais
Fazer links mentais relacionando idéias ou conceitos em fatos inusitados pode ajudar a memorizá-los com mais facilidade. Nossa mente memoriza melhor o que é diferente, curioso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário