quarta-feira, 10 de agosto de 2011

É possível prevenir o colesterol alto!

No dia de hoje, realizamos uma atividade contra o aumento do colesterol com a ajuda de um vídeo explicativo sobre a complicações causadas pelo o aumento do colesterol.
(Confira o vídeo na íntegra!)

A pergunta que não quer calar... mas afinal, o colesterol é bom ou ruim ?


Na verdade existem dois tipos de colesterol. Eles são: - o colesterol  bom ou lipoproteína de alta densidade (HDL – high-density lipoprotein) que leva embora o colesterol de suas artérias para o fígado para ser eliminado, o que significa que um alto nível de colesterol bom (HDL) e é considerado saudável para o coração.
E o Colesterol ruim, lipoproteína de baixa densidade (LDL – low-density lipoprotein), leva o colesterol de seu fígado para os tecidos corporais. Se existir um alto nível de colesterol ruim (LDL) no sangue, isso pode aumentar as paredes de seus vasos sanguíneos, causando-lhes estreitamento.


(Veja o esquema do LDL).

É possível prevenir?

Sim! Existem maneiras muito eficazes de controle do colesterol como por exemplo: controlar a alimentação;(veja esquema)




Além da alimentação, existe algo fundamental para a prevenção e o controle do colesterol, o exercício físico!
Com acompanhamento de um profissional, pratique sempre exercícios, além de ajudar no controle do colesterol é um aliado para a prevenção de muitas outras doenças.






Dica do dia! 
(Receita Prática para prevenir o aumento do colesterol)


Musse de Laranja

  • 1 envelope de gelatina incolor e sem sabor
  • 1/4 de xícara de suco de laranja
  • 2 copos de iogurte natural
  • adoçante a gosto
  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho
  • raspas de laranja para decorar
  • 2 claras em neve
Modo de fazer:
Polvilhe a gelatina sobre o suco de laranja, deixe hidratar por 5 minutos e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Numa tigela, misture o iogurte com o adoçante e a gelatina dissolvida e incorpore as claras em neve, delicadamente. Coloque em em tacinhas individuais e leve à geladeira até ficar firme. À parte, misture os ingredientes da calda e leve ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e coloque nas tacinhas, na hora de servir, decorando-as com raspas de laranja.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário