quarta-feira, 7 de março de 2012

Campanha de Psicologia...

1-Slides utilizados na Campanha de Manejo do Estresse...













2. Dinâmica Farol do Estresse -  20 a 50 minutos:

-  Farol do Estresse:
Inicia-se a atividade colocando os participantes em círculo. Os instruímos a ler leiam as frases que estão dispostas no chão. Cada participante escolhe quatro ou cinco frases com que se identifiquem.
Em seguida, os participantes são convidados a trocarem experiências sobre as frases escolhidas. Refletir sobre as frases suas e as apresentadas pelos demais: Como ajudar o colega que sente isso e você não? Como se ajudar e o que fazer com o seu próprio sentimento? Abrir uma roda de discussão acerca das frases apresentadas e o significado delas no ambiente de trabalho, discutindo ainda sobre o nível de estresse apresentado nas tarefas de trabalho. Trocar experiências sobre como manejar determinadas situações e adotar atitudes que possam facilitar o manejo do estresse.
A ideia é que as pessoas tenham um gatilho para falarem do que sentem e das dificuldades que passam e que direcionemos dando um alerta sobre os sintomas, comportamentos e atitudes que levam ao estresse e os que não levam e que encontremos, em grupo, saídas para essas atitudes.

Sugestão: As frases podem ser alteradas conforme a DE, pode-se colocar menos frases conforme o tamanho do grupo ou o tipo de discussão proposta.


Preparação:
Jogo pensado para em torno de 30 pessoas, com 30 frases. Para a preparação da atividade é importante ter três ou mais vezes cada cartaz com a mesma frase, para que as pessoas possam escolher as que realmente se identificam e não as que estão disponíveis. Outra sugestão é projetar as frases em Power Point e pedir que as pessoas escrevam em um papel as frases que se identificam e abrir para discussão, conforme cada um queira se manifestar.

FRASES:
1-SINTO QUE NÃO CONSIGO DIZER NÃO!
2-SINTO QUE AS PESSOAS ME CULPAM PELOS SEUS PROBLEMAS.
3-SINTO QUE SOU UMA REFERÊNCIA PARA AS PESSOAS COM QUEM LIDO DIARIAMENTE.
4-SINTO QUE NÃO ACREDITO MAIS NA PROFISSÃO QUE EXERÇO.
5-SINTO QUE TENHO QUE DOAR-ME AO MÁXIMO NO MEU TRABALHO.
6-SINTO QUE O DIA DEVERIA TER MAIS QUE 24 HORAS.
7-SINTO-ME SÓ NO MEU AMBIENTE DE TRABALHO.
8-SINTO-ME PERSEGUIDO NO MEU AMBIENTE DE TRABALHO.
9-SINTO QUE ESTOU “EMBURRECENDO” AQUI DENTRO!
10-SINTO-ME RESPONSÁVEL PELOS PROBLEMAS DOS OUTROS.
11-TENHO DIFICULDADE PARA PEDIR AJUDA.
12-MESMO POR MOTIVO DE SAÚDE FICO FELIZ QUANDO NÃO PRECISO IR AO TRABALHO.
13-SÓ DE PENSAR EM TRABALHAR, FICO COM DOR DE CABEÇA!
14-PENSO QUE NÃO IMPORTA O QUE FAÇO. NADA VAI MUDAR NO MEU TRABALHO.
15-TENHO VONTADE DE CHORAR O TEMPO TODO!
16-NÃO ME SINTO REALIZADO COM MEU TRABALHO.
17-SOU PERCECCIONISTA.
18-PERDI A CRENÇA NAS MINHAS REALIZAÇÕES PROFISSIONAIS.
19-PRIORIZO SEMPRE O TRABALHO AO LAZER.
20-EU SEMPRE ME SACRIFICO EM FAVOR DOS OUTROS.
21-NÃO SINTO QUE AMO MEU TRABALHO COMO AMAVA NO INÍCIO.
22-ÀS VEZES TENHO COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS.
23-ME SINTO CANSADO O TEMPO TODO!
24-ÀS VEZES ME SINTO ESTAGNADO.
25-ÀS VEZES NÃO VEJO VALOR NO QUE FAÇO.
26-ÀS VEZES SINTO QUE MEUS PENSAMENTOS ESTÃO DISPERSOS.
27-ENVOLVO-ME FACILMENTE COM O PROBLEMA DOS OUTROS.
28-ACREDITO QUE PODERIA FAZER MAIS ÀS PESSOAS ASSISTIDAS POR MIM.
29-SINTO-ME SEM FORÇAS PARA CONSEGUIR ALGUM RESULTADO SIGNIFICANTE.
30- ME EXIJO DEMAIS

3- Vídeo Meditação em 1 minuto: 
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