quarta-feira, 31 de agosto de 2011

27 de Agosto - dia do Psicólogo.

Comemoramos 49 anos de regulamentação da profissão de Psicólogo no Brasil, fato que se deu através da Lei 4119/62. Contudo, a psicologia enquanto ciência já possui mais de 1 século, podendo ser citados primeiros estudos no final do século XIX.
Existem diversas áreas de atuação do profissional de Psicologia, desde as mais tradicionais como a clínica, organizacional, educacional e hospitalar assim como atuações menos difundidas, como em projetos sociais, na saúde coletiva e assistência social, área jurídica e do esporte entre outras.

Todo o trabalho do psicólogo é  fiscalizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) e para poder atuar na profissão, o profissional de psicologia deve ter seu registro ativo no conselho e estar em dia com seus deveres e obrigações.

No ano de 2011, o Conselho Federal de Psicologia está trazendo uma reflexão a respeito da mulher enquanto profissional de psicologia, já que as mulheres formam 89% do contigente total de profissionais inscritos no conselho. Para tanto, foram publicados alguns vídeos a respeito do tema. Confira:

Contribuição das mulheres para a profissãohttp://www.youtube.com/watch?v=xMN3HwWvl9Q
Mulheres em espaços de poder.http://www.youtube.com/watch?v=EXLNUFTYU9Q
Mídia, mulheres, Psicologia.http://www.youtube.com/watch?v=XBPQruIp7Gw
Outros dois vídeos estarão no ar em breve na página do CFP no You Tube: http://www.youtube.com/confederalpsicologia

Para mais informações a respeito das legislações, dúvidas a respeito da profissão e publicações, acesse os sites:
Conselho Federal de Psicologia: www.pol.org.br
Conselho Regional de Psicologia: www.crpsp.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário