sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Voz Ativa

Hoje realizamos o primeiro encontro do Grupo Voz Ativa, trazendo o tema " O dia-a-dia na sala de aula e reuniões". 
Discutimos sobre o profissional da voz (aquele que depende da voz para sua sobrevivência profissional). A voz profissional pode ser falada (professores, locutores, atores, repórteres,...) ou cantada (cantores em geral).

Os transtornos vocais estão associados à :

  •  Fatores pessoais-> Sexo, idade, predisposição (anatomofuncional e emocional). tecnica vocal inadequada e fatores de saúde associados. 
  • Ambientes -> Demanda vocal, competição sonora, acústica do local, ergonomia (mobiliaria, equipamentos, umidade, poeira, etc) e intensidade vocal.


Ao final da discussão e das resoluções de dúvidas do grupo, foi distribuído um folder com orientações . Segue abaixo:

- Faça exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.
- Siga as orientações quanto aos hábitos vocais adequados.
- Mantenha-se hidratado (pequenos goles de água durante o dia inteiro).
-No transito, sala de aula ou reuniões, feche as janelas quando for se comunicar.
- Evite falar mais alto na presença de ruídos.
-Procure falar quando estiver silêncio.
- Não solicite silêncio através do grito!
- Não fale por horas ininterruptas.
- Durante uma conversação, estabeleça uma ordem entre os falantes. Evite que todos falem ao mesmo tempo.
- Fale mais devagar, articulando os sons.
- Fale baixo.
-Dê pausas respiratórias.
- Module sua voz (evita a fadiga vocal).
- Não utilize a voz como único recurso: mova-se, use gestos, expressões faciais, realize trabalhos em grupos, slides, vídeos, etc.
- Chame atenção dos ouvintes com palmas, apitos, vá até a pessoa que está conversamos.
- Utilize microfone, quando possível.
- Evite sussurrar e pigarrear.
- De preferência, troque o giz pelo pincel anatômico.
- Ao escrever na lousa, mantenha os lábios unidos, fale virado para as pessoas e apague o giz de cima para baixo. Não bata o pagador para limpá-lo.
- Fique mais próximo dos participantes.
- Na hora do intervalo, evite conversar. Faça repouso vocal lendo um livro, por exemplo.
- Peça silêncio com uma voz mais grave e firme. Olhe fixamente.




Na dinâmica, o primeiro passo foi solicitar um voluntario para ser o professor, em seguida distribuir a tarefa para todos os "alunos", como por exemplo: - Martelar a parede com prego, conversar, bater bola de basquete, ouvir música no celular...


Os participantes se interessaram pela atividade, proporcionando momentos de descontração e reflexão sobre o abuso vocal frente às competições sonoras. 




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