segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os mitos e as verdades sobre alimentação


Comer carboidrato engorda? Ficar em jejum emagrece? O ovo é prejudicial? Beber líquido durante a refeição engorda? Em meio a tanta informação sobre alimentação, quem consegue distinguir facilmente os mitos e as verdades sobre nutrição e saúde?

Os tabus alimentares são informações que passam de geração a geração, e carregam com si, as culturas atenpassadas, como por exemplo, o mito de que a manga  não pode ser consumida com leite, foi inventado pelos senhores de engenho para que os escravos não consumissem suas frutas. Nos dias de hoje, ainda existe muita gente que tem receio de combinar os dois alimentos. 
Existem outros mitos muito comuns  relacionados com alimentação, como os que dizem que pão engorda, que a beterraba é fonte de ferro, que ficar em jejum emgrace. Para sabermos o que é mito do que é verdade, é necessário buscar diversas fontes de informações e fazer uma análise crítica, pois não existem fórmulas milagrosas ou um único alimento capaz de promover grandes alterações na saúde da população.

Veja a verdade por trás de alguns dos mitos mais comuns:

Macarrão engorda
- O macarrão é composto basicamente por carboidratos. O que faz o macarrão ser mais calórico são os molhos, como aqueles a base de queijos e creme de leite, ricos em gordura. Uma sugestão é fazer um macarrão com molho de tomate fresco ou com brócolis e queijo branco.
É importante lembrar o macarrão instantâneo deve ser consumido com moderação, visto que no seu preparo ele passa por um processo de fritura ao ser feito, além de possuir grandes quantidades de sódio e gordura.

Abacaxi queima gordura: Nenhum alimento é capaz de queimar gordura. O abacaxi possui uma enzima chamada Bromelina,que favorece o processo digestivo.

Jejum emagrece: Fazer jejum não é a forma correta para o emagrecimento adequado e pode sim, ser prejudicial ao organismo, pois numa forma de defesa, o metabolismo torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de maneira normal, ou seja, além de fazer mal à saúde, a perda de peso será basicamente através da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz. Após o retorno a alimentação normal,  o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de energia armazenada para se prevenir no caso de um próximo jejum.   

Quer saber mais? Venha participar das nossas atividades!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário