quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Bem-estar em Suas Mãos"

No dia 29/08 realizamos a primeira atividade do Grupo "Bem-estar em Suas Mãos". A atividade, denominada "Como dormir corretamente e começar bem o seu dia", tirou dúvidas muito recorrentes das pessoas sobre a posição correta para dormir e também sobre o tipo ideal do colchão e travesseiro, visando melhoria da qualidade do sono, bem como equilíbrio postural para o relaxamento efetivo das cadeias musculares evitando assim a manifestação de dores e desconfortos. 
Além disso, os servidores foram orientados também sobre a maneira correta de levantar-se da cama e sobre a importância da realização do alongamento no início do dia, uma vez que, realizados de forma correta, respeitando os limites de cada indivíduo (o aumento da flexibilidade é progressivo) e associados à respiração lenta e profunda, estes diminuem a tensão muscular, aumentam a consciência corporal, deixam os movimentos mais soltos e leves, previnem lesões e ativam a circulação, promovendo assim o relaxamento não apenas do corpo, mas também da mente.

Postura Correta Para Dormir

Dormir de lado
Para quem dorme de lado, o ideal é escolher um travesseiro de suporte firme e com altura que preencha o espaço entre o ombro e o pescoço. Para proporcionar ainda mais conforto, você pode colocar um travesseiro entre as pernas ou mesmo na curvatura da cintura, conforme a imagem.

Dormir de costas

O travesseiro deve possuir suporte médio e com altura que preencha o espaço da nuca, para evitar a flexão do pescoço. Você pode dar apoio a coluna com outros travesseiro, como mostra na imagem.


Dormir de barriga para baixo (bruços)

Saiba que esta posição não é a mais indicada para uma noite de sono.

Dormir de bruços é uma das posições que causam maior torção na coluna cervical, pois nessa posição a cabeça não consegue acompanhar o restante do corpo. Mas se é inevitável e esta é sua posição preferida para dormir, escolha um travesseiro mais baixo e macio, ou posicione um travesseiro baixo e macio sob o abdômen (entre a linha umbilical e o quadril).







Nenhum comentário:

Postar um comentário